Os candidatos independente, do PS e do PSD/PPM à Câmara do Porto suspenderam hoje as ações de campanha devido à morte do bispo do Porto, informaram fontes das candidaturas de Rui Moreira, Manuel Pizarro e Álvaro Almeida, respetivamente.
Fonte da candidatura de Rui Moreira disse à Lusa que o independente cancelou as iniciativas de campanha desde hoje e até quinta-feira ao fim da tarde, abrindo apenas uma exceção para participar no debate que já estava agendado para a RTP para quarta-feira.
Em comunicado, o socialista de Manuel Pizarro anunciou o cancelamento de "todas as iniciativas de campanha durante os próximos dois dias" e a candidatura Porto Autêntico, da coligação PSD/PPM, anunciou a suspensão da campanha "durante três dias, em respeito pelo luto dos católicos portuenses".
A CDU/Porto revelou, em comunicado, que "irá retirar elementos festivos das ações de campanha eleitoral até quarta-feira", e a cabeça de lista comunista à Câmara do Porto, Ilda Figueiredo, manifestou "sentidas condolências à diocese do Porto e a toda a família e amigos" de António Francisco dos Santos.
O bispo do Porto, António Francisco dos Santos, morreu hoje, aos 69 anos, vítima de ataque cardíaco, disse à Lusa fonte oficial da Diocese.
A candidatura de Rui Moreira anunciou em comunicado, que "cancelou todas as ações de campanha previstas para hoje, amanhã e quarta-feira, devido ao falecimento do bispo do Porto", com quem o independente "mantinha contactos assíduos e uma relação pessoal de proximidade".
"Rui Moreira comunicou já que todas as ações de campanha previstas estão canceladas, nomeadamente o jantar desta noite com comerciantes e os almoços previstos com dois dos candidatos às Freguesias, bem como as arruadas e encontros", descreve a candidatura.
O movimento independente acrescenta que Moreira "voltará a participar publicamente em ações de campanha na próxima quarta-feira à noite no debate da RTP".
Em comunicado, o socialista de Manuel Pizarro anunciou o cancelamento de "todas as iniciativas de campanha durante os próximos dois dias" depois de ter sido "surpreendido" pela "brutal e inesperada" notícia da morte do bispo do Porto.
Pizarro manifestou o "profundo pesar pelo falecimento do bispo do Porto", anunciando a suspensão de "todas as iniciativas de campanha durante os próximos dois dias".
"Sou surpreendido com esta notícia, brutal e inesperada. Acompanhei todo o seu pontificado na cidade, que se iniciou em 2014 e aprendi a admirá-lo pela sua permanente e empenhada preocupação com os mais fracos. É uma perda enorme para a Igreja, para o Porto e para o país", sublinhou Manuel Pizarro, citado no comunicado da candidatura.
Pizarro destacou ainda António Francisco dos Santos como "uma figura incontornável da luta contra as desigualdades" e um "um homem que, também por isso, deixa marcas profundas na sociedade portuense".
"Neste momento difícil, Manuel Pizarro e o PS Porto apresentam as suas mais sentidas condolências à diocese do Porto, família e amigos", refere-se na nota de imprensa.
A candidatura Porto Autêntico, liderada por Álvaro Almeida, observa que a morte do bispo do Porto "é uma notícia triste para todos os católicos portugueses e, especialmente para os da diocese".
"Álvaro Almeida e toda a candidatura Porto Autêntico manifestam a sua solidariedade com a sua dor, assim como realçam a grandeza da figura do bispo e do seu trabalho como responsável da Igreja portuense", acrescentam.