"Estamos numa campanha muito difícil. É a sexta vez que me candidato a ser presidente de uma câmara municipal e é a primeira vez que vivemos uma campanha onde os nossos adversários usam a mentira como uma coisa normal", disse Ribau Esteves, durante uma festa popular da coligação "Aliança com Aveiro", em Eixo.
O autarca queixou-se ainda que vários cartazes da sua candidatura têm sido rasgados e disse que os seus adversários "voltaram a uma coisa que já não se via há 40 anos que é pintar as estradas de negro para dizer mal da nossa gente".
Apesar de tudo, Ribau Esteves mostrou-se satisfeito com os contactos que tem tido com a população, afirmando que tem sentido "uma grande afinidade e uma grande confiança" para continuar "a mudança" que diz ter concretizado nestes quatro anos".
"Os próximos quatro anos vão ser muito exigentes. Obviamente que a Câmara está arrumada, está reorganizada. Temos que continuar o nosso Programa de Ajustamento Municipal, como é evidente, a gerir bem com rigor, mas temos mil coisas para fazer. Temos os fundos comunitários para executar, ainda temos muitos para conquistar", afirmou.
Ribau Esteves aproveitou ainda o momento para pedir o empenho dos seus apoiantes nesta última semana da campanha eleitoral e anunciou que vão ter notícias "muito boas", referindo-se a uma sondagem que será divulgada no sábado, avisando, contudo, que nada está ganho.
"Prognósticos só no fim do jogo. E esta eleição só acaba às sete da tarde do próximo domingo, dia 01 de outubro. Que toda a gente fique avisada que as boas notícias de amanhã [sábado] a única reação que têm de nós é mais trabalho, mais força, mais energia, para mobilizarmos toda a gente para termos uma grande vitória para a Câmara a Assembleia Municipal e cada uma das nossas dez juntas de freguesia", concluiu.
Nas eleições autárquicas de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Aveiro o atual presidente da Câmara, Ribau Esteves (PSD/CDS-PP/PPM), Manuel Oliveira de Sousa (PS), Nelson Peralta (Bloco de Esquerda), Miguel Viegas (CDU) e Jorge Morais (PAN).