O Presidente da República assegurou este domingo que a seleção portuguesa de hóquei em patins vai ter o mesmo tratamento que as suas similares de futebol ou de atletismo, recentemente condecoradas, após conquistarem títulos europeus.
À margem da inauguração do monumento do centenário da aviação militar portuguesa, em Vila Nova da Rainha, Azambuja, Marcelo Rebelo de Sousa, que vai receber os hoquistas lusos terça-feira, no Palácio de Belém, disse que "aplicar-se-á o critério que tem valido para todas as situações".
"Será exatamente o mesmo tratamento que tem havido, homogeneamente, naquelas situações", afirmou, depois de ter condecorado com a Ordem do Mérito a seleção portuguesa de futebol e vários representantes das "quinas" recentemente medalhados em campeonatos europeus.
Portugal sagrou-se sábado, pela 21.ª vez, campeão europeu de hóquei em patins, ao vencer em Oliveira de Azeméis a Itália por 6-2.
A seleção lusa já não conquistava um Europeu há 18 anos, depois do título em Paços de Ferreira, e continua a ser quem mais títulos tem, agora com 21, contra os 16 da Espanha, terceira classificada na prova.